De março a junho houve queda, mas acumulado do ano registra saldo positivo de 126 vagas
Araraquara registrou saldo positivo nas contratações pelo segundo mês consecutivo. De acordo com dados do Sindicato da Indústria da Construção Civil (Sinduscon), nos meses de julho e agosto houve, respectivamente, 74 e 63 contratações de profissionais, como pedreiros, pintores, carpinteiros e ajudantes em geral na cidade. Os números significam um aumento de 2,99%.
Entre os meses de março e junho, Araraquara registrou sucessivas quedas no saldo de empregos. No entanto, na somatória do ano, existe um superávit. Em janeiro, havia 4.583 profissionais contratados formalmente. No fim de agosto, esse número era de 4.709 — aumento de 126 vagas, ou 2,75%.
Para José Batista Ferreira, conselheiro estadual do Sinduscon, a sazonalidade de contatações na área é comum, pois o impacto de duas ou três obras de porte é grande em cidades menores.
O presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústras da Construção e Mobiliária de Araraquara (Sticma), Sérgio Melhado lembra que a construção civil foi a grande responsável pela absorção de mão de obra no começo da crise econômica mundial. "O ex-presidente [Lula] disse que aqui seria uma marolinha, e foi mesmo — graças à geração de empregos nas obras", comenta.
Nenhum comentário:
Postar um comentário